Blog da Rosa

Um lugar de compartilhamento: reflexões, prazeres, rotinas, trabalho, temas favoritos. Não espere encontrar nele postagens metódicas, rigor científico, críticas contumazes contra as ideias de outrem. Meus pensamentos são exatamente isso: aquelas ideias que no momento presumo serem as mais viáveis, críveis e aceitáveis para mim de acordo com o que alcancei. Se você não concorda com eles, não há problemas. Apenas não seja rude ao compartilhar seus próprios pontos de vista.

domingo, 9 de agosto de 2009

Até quando vos sofrerei? (baseado em Mt17:14-21)

Há muitos tipos de sofrimentos a que poderia me referir. O sofrimento da presente reflexão é aquele originado pela dor de se estar doente ou ver alguma pessoa querida agonizando, sentindo dores físicas ou sendo acometida de males que a medicina da época ainda não conseguiu minorar.
Na época de Cristo, um lunático (hoje, muitos teólogos supõem tratar-se de epiléticos) não tinha condições de levar uma vida normal, pois não havia medicações que fizessem cessar as convulsões, o que o levava a ferir-se constantemente (na água ou no fogo conforme Mt17:15). Com certeza consistia em uma experiência deprimente.
É interessante notar que os discípulos de Cristo tentaram expulsar o demônio (concluindo por si sós que a doença era causada por um), mas não conseguiram. E quando Jesus chega diante da multidão, é logo abordado pelo pai do menino, que clama por compaixão. Podemos observar que essa é uma atitude muito comum. O ser humano, diante de perdas e sofrimento, tem quase sempre o ímpeto de clamar por misericórdia a Deus, a quem advoga o poder de concedê-la.
Diante de tal clamor, Jesus faz uma declaração desconcertante: chama a todos os presentes de geração incrédula e perversa. Reconhecermo-nos como incrédulos não é tão custoso. Mas, perversos??? Isso não seria um exagero? A expressão escandaliza pela veemência da acusação. Duvidar da vontade e do poder de Deus em curar o lunático (ou qualquer outro que agonize com uma enfermidade, seja essa causada por demônio ou não) é algo que seria capaz de expor a perversidade do coração do homem. Confesso que tenho dificuldade em reconhecer que sou perversa por não conseguir crer a ponto de orar e ver a cura das pessoas e minorar-lhe os sofrimentos, mas isso parece ser o que o texto sugere. Os discípulos obviamente não se reconheceram entre os incrédulos e perversos, pois em seguida perguntam ao mestre por que não conseguiram curar o menino (como se Jesus já não tivesse revelado a causa do fiasco).
Jesus então repete a questão da incredulidade, mas omite a perversidade. Não sei se isso foi fruto de sua misericórdia por eles, mas o fato é que ele apenas enfoca a questão da pequenez da fé dos discípulos. E então faz uma declaração mais desconcertante do que a anterior. Ele diz que se a fé fosse do tamanho de um grão de mostarda, ela seria suficiente para remover montanhas. Em outras palavras, aquilo que é intransponível, árduo, gigantesco, que foge à possibilidade humana, pode ocorrer diante de uma pequena fé.
"Nada vos será impossível". Esse "nada" carrega uma dimensão impressionante, porque representa o conjunto de coisas que não poderão ser solucionadas pela fé em Deus. Ou seja, a palavra é representada por um conjunto vazio. Absolutamente nenhuma possibilidade de haver algo impossível se a pessoa tiver fé do tamanho de um grão de mostarda e resolver usá-la.
E então eu me quedo diante de tal evidência: sofreremos até que passemos a exercer essa fé minúscula mencionada por Jesus. Percebo uma coisa na minha vida e na vida dos cristãos atuais: somos geração incrédula e perversa, e temos meramente vivido uma vida de possibilidades, porque nem a fé do tamanho de um grão de mostarda temos colocado em ação. E desse modo, acabamos invertendo o modo de viver pretendido por Deus, acabando por mostrar através de nossas atitudes que "tudo" nos será impossível.
Eu preciso ver esse quadro revertido em minha vida. E você?

Um comentário:

PAULO disse...

GOSTEI DO SEU BLOG, UTILIZEI O TEXTO "ATÉ QUANDO SOFREREI" PARA AUXLIIO NO PREPARO DA LIÇÃO BÍBÇICA DOMINICAL.
DEUS TE ABENÇOE

BJ